Chapa 28 vence com 56,27% dos votos na consulta para Reitoria da UFT




A Comissão da Consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), quadriênio 2025–2029, realizou na noite do dia 28 de maio de 2025 a apuração oficial dos votos. A sessão ocorreu na sala dos Conselhos, no Bloco da Reitoria, em Palmas, e contou com a presença de representantes das entidades organizadoras e delegados das chapas.

A apuração teve início às 22h40, logo após o encerramento do período de votação, realizado por meio do sistema eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A totalização dos votos foi feita de forma automatizada, auditável e acompanhada em tempo real pelos presentes.


Participação

Ao todo, 5.074 membros da comunidade acadêmica participaram da votação. Após a aplicação dos critérios de paridade previstos no regimento da consulta, o resultado final ficou assim definido: a Chapa 28 obteve a maioria dos votos nos três segmentos e venceu a consulta com 56,27% do resultado paritário.


Confira os boletins do Sistema Vota Online, do TRE-TO:




Transparência e legitimidade

A reunião de apuração transcorreu sem contestações e foi aprovada por todos os presentes. Os dados foram validados pela Comissão da Consulta, composta por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Tocantins (Sintad) e da Seção Sindical dos Docentes da UFT (Sesduft-SSind).


Nota à Comunidade Acadêmica e à Sociedade em Geral


Prezada comunidade acadêmica e sociedade em geral,

No dia 28 de maio, concluímos uma importante ação democrática na Universidade Federal do Tocantins – a nossa querida UFT. Após dias de debates, confronto de ideias e apresentações, docentes, técnicos e estudantes exerceram o direito ao voto e escolheram sua representação para a Reitoria.

Vivenciamos um momento altamente profícuo, em que todas as chapas puderam apresentar propostas e críticas, contribuindo para o fortalecimento da democracia universitária. Ao final do processo, a UFT se manifestou, por meio do voto paritário, na escolha da Reitoria que estará à frente da instituição pelos próximos quatro anos.

Destacamos e agradecemos de forma especial ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), cuja parceria foi fundamental para a condução da consulta. A utilização do sistema eletrônico de votação Vota Online garantiu segurança, agilidade e transparência à apuração dos votos, sendo possível acompanhar todo o processo em tempo real. Essa colaboração reforça a credibilidade do processo e eleva a qualidade da nossa democracia universitária.

A UFT fez sua escolha, e nós, da Comissão, cumprimos o papel de garantir as condições para que isso fosse possível. Agradecemos a todas as chapas, aos seus apoiadores e, principalmente, aos eleitores. Esta pode ter sido uma das consultas com maior participação da história da universidade, o que demonstra o amadurecimento político, o compromisso e a esperança da comunidade acadêmica.

Encerramos aqui nossa missão na Comissão Eleitoral, desejando êxito à nova gestão. Temos plena convicção de que conduzimos um processo desafiador, porém democrático, transparente e ético. Que a UFT continue sendo uma instituição grande e pujante, justa e inclusiva, expandindo ainda mais sua relevância social, econômica, científica e formadora de gerações no Tocantins e no mundo.

Muito obrigado, e que venham grandes avanços — hoje e sempre!